02/05/2012

Dirigindo nos USA


Não é tão diferente assim...
Para dirigir aqui em NY não é necessário tirar habilitação especial, tendo a PID basta. A minha não veio comigo porque meu voo acabou ficando muito em cima por conta do visto negado =\ Mas, minha mãe enviou por correio e em 10 dias que estava aqui pude começar a dirigir! 
Minha host family tem 3 carros, 2 deles são grandes e 1 desses é o meu... Bom, sobre o carro não tive nenhum problema, afinal para quem dirigia um Uno duro, ter o carro que tenho hoje não é problema, é solução! =] Meu carro é perfeito (só não gosto da cor) é hidráulico, automático, tem 7 lugares, tem GPS, ar condicionado, bancos de couro, teto solar, som com controles no volante... enfim, tudo! Inclusive o tanque cheio toda semana sem eu ter que gastar nenhum $$ e nem ter que passar vergonha no posto de gasolina tentando abastecer SOZINHA já que aqui não tem frentista...
Eu moro em uma cidade muito pequena em NY, chamada Briarcliff Manor, que fica no meio do mato, por tanto, a primeira coisa que estranhei em dirigir aqui foram as serras, é como se eu estivesse indo pra praia sabe, muita descida e subida, muita curva, muitos animais atravessando, esquilos, coelhos, veados... tem plaquinhas desses animais em todo lugar.
Também aqui na minha cidade, não tem calçada, então os pedestres andam na rua, obrigatoriamente no sentido contrário do carro e quando avistamos um pedestre, devemos passar por ele na contra mão. Aqui também não tem lombadas, somente para entrar no estacionamento das escolas. O semáforo aqui tem outras regras também, temos passagem livre para a direita mesmo ele estando fechado, basta olhar e se não estiver vindo carro, mesmo estando vermelho, pode virar para a direita.
Nos centros de algumas cidades, tem essa placa, e aí você não pode virar. E se você está num cruzamento esperando o semáforo abrir para virar para a esquerda, tem que ficar esperando no meio do cruzamento para virar quando ele abrir, porque aqui não tem semáforo de 3 fases, quando abre de um lado, fica verde no sentido contrário também. E na placa de Stop você é obrigado a parar, mesmo se você viu lá longe que não está vindo carro, e não vale só reduzir, tem que parar mesmo, é muito chato e tonto! Tem placa de Stop nos 2 sentidos em um cruzamento, daí os 2 param, olham um para a cara do outro e quem chegou primeiro, vai primeiro... Aqui não são quilômetros, são milhas e eu ainda não sei fazer a conversão direito, mas sei que 1 Km corresponde a 0.62 miles e o limite de velocidade permitido é 30, às vezes 40, outras vezes 15... e nas pistas 55, nunca vi mais que isso (56 miles = 90 Km), mas muita gente não respeita, é muito devagar andar a 30m, acredito que é menos de 50Km.
Como eu já disse, minha cidade é muito pequena, tem 6 mil habitantes, por isso sempre vou em outras cidades passear nos shoppings e às vezes tenho que atravessar uma ponte enorme e no final dela tem um pedágio, mas meu carro chique tem o ‘sem parar’, que aqui é E-ZPass. 
Quando estaciono na rua de algum centro tem a ‘zona/cartão azul’ aqui são esses relóginhos (meu carro vermelho ao fundo) que você coloca moeda de 25 cents e ele começa a contagem regressiva do tempo que você pode ficar, algumas vezes você chega e ainda tem tempo da última pessoa e dependendo do que vai fazer nem precisa carregar! Os estacionamentos dos shoppings são diferentes, tem alguns que não cobram, outros cobram valor fixo, outros se você compra em alguma loja, fica isento e outros te cobram por hora e uma vez eu e a Kéti pagamos 9 dólares! Dirigir a noite aqui é ruim, porque não tem iluminação, não tem poste aqui! Acho que é isso... aqui só tem carro novo e GRANDE, todo mundo usa cinto de segurança e tirando não respeitar os limites de velocidade, todos seguem as leis e são educados no trânsito! ^^


FELIZ ANIVERSÁRIO CLÁU!!! =D

1 comentários:

Tamires Souza disse...

adorei as dicas gisa!! jah tava me descabelando pensando nisso... mas qume dirigi um celtinha mil tb dirigi qlq coisa neh? rsrsrs post mt bom! parabens!