23/07/2012

CANCUN parte 1 (hi rimou!!)


Oi galera, eu to super sumida do blog eu confesso mas a vida anda taao corrida e eu tbm andei esquecendo de postar peco desculpas e vou tentar compensar isso fazendo um post super ultra mega supimpa sobre CANCUN!!
Pois eh eu passei  minhas ferias auperianas nesse lugar beeeem feio no mexico hahahaaha e vou dar uma resumida de como foi e algumas dicas pra quem pretende ir!
Primeiramente VISTO, voce brasileira(o) nao precisa de visto se tiver algum visto americano valido no seu passaporte (estudante,turista ou o nosso J1) se voce esta com seu visto americano vencido OU esta vindo do brasil voce precisa entrar nesse site aqui http://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php?option=com_content&view=article&id=279&itemd=279 e adquirir uma autorizacao eletronica que nada mais eh que um “visto” de 30 dias pra voce perambular e encher a cara linda e formosa em cancunes!  Sim voce PODE ir para o mexico durante seu segundo ano (palavras da minha LCC) se vai dar algum tipo de problema na volta nao sei dizer pois ainda estou no meu primeiro ano  mas segundo a cultural care voce pode ir para o mexico e canada durante seu segundo ano!
Depois que voce esta com seu DS assinado pela agencia e/ou fez seu formulario online hora de arrumar as malas! Cancun eh uma cidade QUENTE tipo assim MTO QUENTE  tudo bem que eu fui no verao e tals mas todos la diziam que a temperatura era quase que constante o ano inteiro entao a nao ser que voce de mto azar va preparada para sol e calor todos os dias o dia inteiro! Leve biquiniS, regatinhas, shorts, vestidinhos, roupa pra balada, chinelo, salto, rasteirinha e um par de tenis para poder bater perna pelas ruinas maias! Oculos de sol sao indispensaveis assim como repelente e protetor solar  (detalhe aqui como la as ativdidades aquaticas sao em areas de preservacao voce  precisa que esses dois items sejam BIODEGRADAVEIS!!!)  voce pode levar um casaquinho leve e uma calca por precaucao mas dificilmente voce vai usar pois eh um lugar BEM QUENTE a media de temperatura que eu peguei foi de 40 graus durante o dia (eu posso jurar que um dos dias chegou a 45 mas nao tinha nenhum termometro pra me confirmar na ocasiao) e  POR VOLTA DE 28-35 a noite...

Malas prontas, documentos na mao hora de embarcar ...


CHEGANDO NO MEXICO
Ao chegar no aeroporto de cancun nao se surpreenda com a falta de educacao da policia mexicana principalmente se voce tiver um sobrenome que aparentemente eh de origem espanhola/latina e voce NAO FALA A PORRA DO ESPANHOL , sim esse foi o meu caso... eles sao grossos, fazem piada da tua cara achando que voce nao ta entendendo, te ignoram e sao totalmente desrespeitosos e antiprofissionais!
Assim que voce sai do aeroporto vai CHOVER gnete oferecendo taxi transporte pro hotel pacote de passeio etc etc etc EVITE DOR DE CABECA!  Saia do seu pais de origem  ja com seu translado hotel/aeroporto COMPRADO !  Recomendo a agencia  BEST DAY super profissionais, pontuais, carros novinhos e excelentes motoristas  http://www.bestday.com/Tours/   essa empresa alem de translado tem pacotes de passeios (vou falar sobre isso no proximo post!) se voce vai se hospedar no CENTRO de cancun (por sinal onde fica localizado o melhor hostelling international que eu ja fiquei)  e o hotel ficar proximo a estacao rodoviaria uma otra opcao de translado e pegar o onibus da cia ADO, precos pequenos e servico excelente! http://www.ado.com.mx/ado/index.jsp se voce optar pelo onibus nao precisa comprar com antecedencia so ir ate o desembarque NACIONAL do aeroporto e comprar o ticket na hora, mas preste atencao se voce for se hospedar na ZONA HOTELEIRA o onibus NAAAAO eh uma boa opcao pois um taxi da rodoviaria ate a zona hoteleira pode chegar a ate 30 dolares (varia entre 18-30). 
Outro detalhe importante eh o CAMBIO:
No centro voce encontra cabines de cambio que aceitam real, quando eu fui eu peguei uma cotacao de que cada real valia 5 pesos mexicanos
O dollar eh aceito em todos os lugares! Se voce pedir eles te passam o preco em dollar (a media das casas de cambio eh de 12.5 pesos por dolar), entao o melhor eh trocar uma parte do seu dinheiro e manter outra em dolar e verificar a cotacao em cada lugar que voce for comprar! Por exemplo uma loja de roupas la o cambio que eles tavam fazendo era 14 pesos pra 1 dollar (maior que a casa de cambio) entao nesse caso valia a pena pagar em dollar, numa otra lojinha que eu comprei umas bolsas bonitinhas o cambio tava 11.75 por dollar (menor que a casa de cambio) entao eu paguei em pesos, meio chato ficar o tempo todo calculando a conversao mas isso pode te fazer economizar bastante!! 
Outro ponto la eh que assim como no brasil os impostos ja vem imbutido nos precos!!! Salvo as lojas de marca tipo tommy, gap, disel etc etc etc essas cobram a tax q nem nos eua no final da sua compra e tem a tal da PROPINA  que nada mais eh q a tip/10% do garcom, e la TODO MUNDO quer ganhar a maldita propina, guia, garcom, bellboy do hotel, camareira, carinha da toalha, bartender , taxista enfim  everybody  eu e meu pai definimos que dariamos propina somente para aqueles que REALMENTE merecessem ela e estipulamos que o valor dela seria 20 pesos (mais ou menos 1.5 dollar) ou 1 dollar, pouco? Sim ate eh mas quando voce poe na ponta do lapis quanto que isso te custa depois de 15 dias sai o valor de uma balada open! Nao tenha medo de ser mao de vaca quando necessario pq eles sao meio folgados mesmo!  OBVIO que tem aqueles que sao excepcionais no atendimento e reeealmente te fazem querer abrir a carteira, encontramos 3 pessoas assim durante esses quinze dias, a primeira foi um garcom de um dos restaurantes do primeiro hotel que eu fiquei que demos pra ele 20 doletas (10 minha e 10 do meu pai) e meu pai ainda deu pra ele a propria camiseta do brasil, mas esse cara foi simplesmente FORA DE SERIO nunca fui tao bem atendida na minha VIDA em nenhuuum lugar todo e qq pessoa que trabalhe com o publico deveria aprender com esse cara como se trata o cliente, otro cara foi nosso guia do passeio pra cozumel deixamos 5 doletas com ele pq o cara era MTO gente fina e fez com que o passeio fosse mais legal e interessante e a terceira pessoa foi na vdd um GRUPO de pessoas, foi num restaurante brazuca la  (meio salgadinho o preco mas vale cada centavo gasto) e la o gerente eh brazuca e ele nao deixa os garcons terem tips individuais pq ele acha q com isso eles nao vao atender bem o cliente entao todas as tips sao divididas igualmente entre todos eles no final de cada semana fazendo com que TODOS trabalhem no mesmo nivel de excelencia deixamos mais 10 doletas la tirando isso as tips ficaram entre os 20 pesos e 1 dollar, tip pra taxista NO WAY eles enfiam a faca nos turistas e nao merecem a tip!

O post ta ENORMEE entao na proxima semana eu continuo falando sobre HOTEL, O QUE FAZER, E BALADAAAAAS aaah e logico postar algumas FOTINHAS  ja que nao tava uploadando nesse por motivo de tpm do site =P

Qq duvida deixem ai nos comentarios que eu eu respondo via msg ou incluo no prox post!!!
Tava com saudade do blog entao espero receber varios coments e ondinhas de amor pq eu sou carente e preciso me sentir amada hahahahahahahaha
 Ps: quem acompanhar a jornada de cancun ate o final eu vou contar uma SUPER novidade que eu recebi assim que eu voltei pros EUA =P

Bjunda e ate a proxima

Pam

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paaam, amei seu post, super bom mesmo, tenho uma dúvida, qual a maior idade lá ?? Eu quero mto ir e tenho 19 anos então se for 21 acho que dispenso! hahahahah Bjooos

Pam disse...

oieee tenho boas noticias pra voce!! assim como o brasil maior de idade la eh 18 =) e assim como no brasil vc pode beber na rua tbm!!

Camila disse...

Flor eu não acho que vc deve generalizar e falar q o povo de la é isso ou aquilo pq vc teve uma experiencia ruim, em qualquer lugar do mundo vc vai encontrar bons e ma funcionarios, vc gastou tempo escrevendo um post todo criticando e falando de tips, sendo que o lugar é inacreditável surreal e uma viagem acessível a quem não tem mt grana... Eu por exemplo tive um experiencia otima com a policia com tudo no mexico e em cancun. E voltaria la mil vezes, adoro o blog, beeijocaaaaa