11/04/2013

Familia: Como comunicá-los



Já falei sobre a decisão de ser Au Pair, sobre como se planejar e sobre o que fazer com a faculdade. Hoje seguindo a minha louca ordem cronológico, o próximo passo nos planejamentos para ser Au Pair seria comunicar a família.

Até aqui, você já decidiu entrar no programa, já se programou e já decidiu o que fazer com seus estudos, só então você tem argumentos suficientes para sentar com seus pais e bater um papinho.

Mas por que agora e não antes?

Bom, cada um sabe sua realidade, e sabe onde o calo aperta. Cada família tem uma relação diferente. Se você tem uma ótima relação com seus pais, eles te apoiam  te incentivam bla bla bla... Bom, se você quiser falar com eles antes de tudo, para que eles te ajudem a decidir os outros passos e se planejar, pode ser também.

Eu vou me basear em uma família “normal” que tem uma boa relação (mas nada mágico), os pais um pouco super protetores e com os problemas básicos de uma família.

A reação mais comum é os pais não gostarem da ideia da filha(o) ir morar longe das asas e proteção deles e por isso, pelo medo de perder seu precioso tesouro eles acabam surtando e dizendo/fazendo coisas que não gostariam.

Ta ai, o principal motivo para você decidir todos os passos antes de falar com eles, pois você vai ter tudo “no papel”, definido, traçado, planejado, arquitetado... Isso vai demonstrar que você é madura, e que ao tomar essa decisão, não foi por impulso e que não é apenas uma ideia tola, mas que você investiu seu tempo e pensou muito bem nisso.

Seus pais vão estar sempre na defensiva sobre esse assunto, até o momento em que cair a fixa e eles verem que é para valer. E se você não tem pais de mente aberta você vai sofrer com seus pais te colocando para baixo durante o preparatório para o programa.

Vai ser difícil? Com certeza! Mas você sabe que todo o processo vai ser complicado, seus pais são só mais uma coisa que você vai ter que superar, assim como o preconceito, as dificuldades financeiras, a burocracia, a ansiedade e todas essas coisas.

Tentem se colocar no lugar deles antes de rebater as criticas, tente só ouvir e ficar calada. Pode ser que doa (e muito), que te chateei mesmo, mas vai passar... Você não vai odiá-los para sempre, e quando tiver morando fora, vai morrer de saudade deles todos os dias.

Demonstre o tempo todo que você é madura e que vai passar por isso numa boa, ressalte a segurança que o programa dá e as oportunidades que você vai ter e espere o medo deles passar.

São seus pais, eles vão sempre amar e temer por você, mas vão ficar feliz quando você estiver feliz e vão sentir muito orgulho com as suas conquistas.

Alem disso, se você, assim como eu tem problemas em casa, [leia mais sobre isso aqui] do tipo que faz você querer fazer as malas todos dias e dá o fora... Bom, tenho 2 coisinhas para te dizer:

- O programa vai ser sua carta de Alforria. Você vai respirar novos ares, um novo lar, tudo novo... Sem as brigas e confusões da sua família. Isso vai ser ótimo para sua sanidade.

- A distancia vai aproximar você da sua família. Vocês não vão estar perto para brigar por aqueles motivos bobos, e quando se falarem vão estar tão melosos que só vai rolar carinho. Quando você voltar, você vai estar mais madura, e eles vão respeitar isso, e ambos saberão como é difícil ficar tanto tempo longe um do outro que não vão querer arriscar isso por besteira.

Então, mesmo quando as coisas estão ruins, as chances de melhora são grandes!

Caso queiram saber, apesar de não me dar nada bem com minha mãe, ela não interfere no meu programa.

Já ouvi aquelas famosas frases: “Você não vai aguentar",  “Duvido que você vá conseguir cuidar do filho dos outros se você não cuida de ninguém” (E eu simplesmente só criei minha irmãzinha desde os 2 meses de vida).

Mas com nossa relação difícil, ela sabe que não pode interferir em nada. Eu nem mesmo pedi o consentimento dela e ela sabe que quando eu for, pretendo não voltar.

Deve ser muito difícil para ela saber que em 2 anos vou embora “de vez”, mas é assim que vai ser e espero que nossa relação melhore.

Eu fico por aqui.

Beijinhos e até a próxima!

1 comentários:

Cláu disse...

Oi Dai! Eu tive muita facilidade pra contar pra minha mãe qualquer coisa, e foi assim com o au pair também. Ela nunca disse NÃO VÁ, ou NÃO QUERO, ela sempre me apoiou desde o primeiro minuto, mas ficou de olho arregalado quando eu contei do programa - porque eu NUNCA havia falado em sair do país - até pq eu achei que isso nunca seria possível!
Já meu pai, mais receoso, pé no chão e cabeça dura, foi mais difícil de contar, e muito difícil de fazer aceitar. Na verdade eu acho que ele nunca aceitou...ele me pediu duas vezes pra eu não vir, cheio de lágrimas nos olhos, e chorou muito quando eu embarquei - foi a primeira vez que eu o vi chorar!! Nunca tinha visto, nem quando o meu vô-pai dele morreu. Foi um dos momentos mais difíceis na minha vida, deixar ele pra trás, chorando. Me dá um nó na garganta só de lembrar.
Mas eu sei que hoje, eles me vendo aqui felizes, eles se sentemm felizes também! Infelizmente o intercâmbio (ainda) não nos aproximou. Eu achei que morando aqui nós iríamos nos falar muito mais, mas que nada...é 1x por semana, isso quando não menos. No início era bastante, mas agora virou "normal" sabe?
Espero que depois da volta isso nos aproxime =) eu gostaria muito! Não que a nossa relação fosse ruim, a gente nunca teve maiores problemas não, mas sempre fomos todos muito independentes, e por isso não muito próximos.
Vamos ver...to quase voltando! =)