17/05/2016

O que é essa tal de HOMESICK?

Você se lembra quando sua mãe te dizia que você só iria entende-la quando também fosse mãe? Então, Homesick para mim é mais ou menos o mesmo conceito. Você só vai entender quando sentir, quando viver na pele. Porque é simplesmente impossível, realmente, entender o que é esse sentimento maluco. Moro em Nova York a nove meses e nesse tempo já sofri com essa tal de homesick algumas vezes. Algumas coisas são exatamente iguais ao que todo mundo fala, a saudade da família e dos amigos às vezes aperta, as vezes a vontade de chorar é inevitável e o skype não é suficiente, também é verdade que as vezes a gente se faz de forte para deixar os nossos pais e familiares mais despreocupados.
Mas o que ninguém te conta e o que você não espera é que você vai simplesmente chorar porque viu um menino que se parece com seu irmão (que coisa tosca não é mesmo.) ou então que de repente seu refrigerante favorito é guaraná e não coca. Seus artistas favoritos são Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto e samba passa a ser o melhor tipo de música do mundo. Você passa a sentir um orgulho imenso do seu país porque ele é sim o melhor lugar do mundo, um orgulho imenso do seu povo que é inacreditavelmente maravilhoso. Só eu sei como estufo o peito com alegria quando digo pra alguém que sou do Brasil e a resposta é “Wow, so cool.”.

Nove meses atrás eu já imaginava que ia sentir falta da minha família e amigos, mas hoje percebi que homesick é muito mais do que isso. Não é só da família que da saudade, sinto falta da comida, dos cheiros, dos lugares, de falar a minha língua nativa. Do clima, das praias, dos camelôs, do pastel da feira e do café da tarde do domingo.

É tanta coisa pequena que a gente nem se liga que é importante, mas que quando estamos longe faz uma falta imensa.

Maior clichezão o que eu vou dizer, mas a gente só dá valor pras coisas que já não temos.

Não que minha vida seja ou esteja ruim aqui, longe disso. Mas eu queria que todo mundo entendesse que apesar das fotos na times square e central park e das coisas maravilhosas que existem por aqui também tem um pedaço de mim que sofre com a saudade, palavra essa tão difícil de explicar que não tem nem tradução em inglês.  Então amigo, corre pra padaria e compra pão de queijo, senta com sua família, coloca um samba pra tocar e simplesmente saboreie tudo isso que faz você se sentir “at home.”.



1 comentários:

Alan Monteiro disse...

Uowww, sensacional ��