03/08/2016

Au Pair: CASV e Consulado






Oi gente,
No outro post eu havia comentado sobre meu match...
Agora posso dizer: I GOT MY VISA!
Eu sei que cada experiência é diferente, e por isso achei super válido contar como foi a minha.
Diferente de tudo que eu já havia lido sobre, a minha entrevista foi mto mto tranquila e a minha vontade foi de abraçar meu cônsul.
 Mas quero voltar um pouco no tempo e dar algumas ajudinhas, eu sou Au Pair pela Experimento (Au Pair In America), então se você for de outra agência, talvez ocorra alguns procedimentos diferentes.
- Chegada do Pack
 Os documentos mais importantes que vem no pack da APIA são: DS 2019, Taxa SEVIS e as instruções para preencher o DS 160.
(Seguindo o passo-a-passo é muito simples preencher o DS160, mas é muito muito chato. 
Dica: O site fica inativo e você perde todas as informações, então faz e vai salvando.)
- Com o DS160 você consegue solicitar o visto, vai ser gerado um boleto e após 12 ou 24 horas o site fica disponível para agendamento (Do CASV e Consulado).
Quando fui agendar minha entrevista, tinha para a semana seguinte... então acabou sendo bem rápido.
Antes da temida entrevista, eu fui na Experimento próxima da minha cidade, a minha agente deu algumas orientações e me disse todos os documentos que seriam necessário imprimir.
NÃO SE ESQUEÇAM DE LEVAR A FOLHA COM A CONFIRMAÇÃO DO AGENDAMENTO. 
(Com as datas e horários)
-Semana da entrevista
 Eu moro longe de SP e acabei alugando um hostel pelo Airbnb, na Avenida Augusta, perto de tudo, eu simplesmente amei e super recomendo, caso alguém queira posso indicar o lugar.
Acabei encontrando outra Au Pair que iria no mesmo dia e horário e acabamos dividindo o quarto. (Ficou aproximadamente R$35 pra cada).
Vivi uma verdadeira aventura em SP, mas isso é assunto pro próximo post e eu quero contar tudiiinho.


-Season finale: A ENTREVISTA
 O primeiro dia é bem de boas, eu levei todos os documentos mas só foi necessário o DS160, a confirmação do agendamento e o passaporte.
Tem várias pessoas pra te ajudar então é só ir seguindo as orientações. 
Nada mais é do que uma fila ENOOOORME, com uma pequena triagem onde a pessoa confere os documentos e logo você é encaminhado para outra fila e então eles fazem a coleta biométrica e tiram a foto.
Segundo dia:
A entrada do consulado é igual do CASV, as pessoas vão te empurrando para as filas ahhaha, e é só seguir o fluxo.
Primeiro tem umas moças sentadas, elas vão conferir os documentos, e depois vc vai para a fila da segurança.
Quando você estiver na fila, um dos "guardas" vai entregar uma bandeia onde você vai colocar todos os pertences como: cinto, lenço, bolsa, chave e etc. A bandeja vai
passar pelo raio-x e você pelo detector de metais.
Depois disso eles vão te encaminhar para o lugar das entrevistas. Me encaminharam primeiro para uma fila (o guichê é igual, então achei que já fosse a entrevista), a moça 
digitou, digitou, digitou, pediu minha digital e me mandou para a outra fila... A fila.
Tinha muita gente, muita gente mesmo e todo mundo com o coração na mão. Acho que nunca orei tanto na vida.
E inevitavelmente a gente acaba observando alguns casos em volta, casos aprovados, negados, pessoas nervosas, grupos, famílias e etc.
Existe uma 'lenda' nos grupos da vida que existe uma cota diária de vistos a serem aprovados, quando eu fui encaminhada para a fila dos guichês tinha duas pessoas
na minha frente, e as duas foram aprovadas. Eu entrei em pânico por causa dessa história de cota.
Chegando minha vez o coração começa a bater a 200 km/h e eu tentei aparentar estar o mais calma possível.
a
Ele começou a entrevista em português, perguntou onde eu iria morar, quantas kids, se eu já era formada e perguntou onde morava minha HF. Eu acredito que essa última 
pode ter sido pegadinha... Mas, mantive a calma.
Fez algumas perguntas em inglês e quando eu não entendi a pergunta, eu apenas disse: SORRY?
E ele voltou a perguntar em português.
Ao invés de dizer que meu visto foi aprovado ele começou a dizer o seguinte: (Naquele sotaque americano querendo falar português)
“O lugar pra onde vc está indo tem leis ao seu favor. Não deixe seu passaporte com ninguém, nem com a host family”.
Me deu uma cartilha falando sobre alguns direitos, números de emergência e disse: “Verifique se tudo isto está sendo cumprido”.
Depois ele falou a frase que derreteu meu coração: “Seu visto foi APROVADO e você vai receber ele em casa”.
GEEEEEEEEEENTE, eu tirei uma TONELADA das minhas costas. Minha vontade foi abraçar e beijar ele.
Eu não contive meu sorriso e sai de lá parecendo o gato do filme da Alice no Pais das Maravilhas.



Foi tão tranquilo e ele foi tão amável, eu nunca imaginei que fosse assim. 
Todo mundo fala como se fosse um bicho de 7 cabeças, mas não é. (Meu caso não foi isolado, pq várias amigas foram assim), então CAAAALMA!!!!!
Nós não estamos fazendo nada de errado... Vá de coração aberto e mente tranquila.
Dica: Não gagueje pra responder as perguntas, não demonstre estar nervosa(o) ou com medo. Caso não saiba algo que ele perguntou, diga que não sabe. Assim sem mimimi >>> I DON'T KNOW.
E sempre diga que vai ficar um ano e dê a entender que vai voltar ao Brasil.
Eu falei que vou começar a facul e vou casar. (O que não é mentira ahaha).
Então quem estiver nesse processo, mantenha a calma que tudo dará certo.
Espero ter ajudado.
BOA SORTE À TODOS (AS).
Kind regards,
Jessy
PS: Chego nos Estados Unidos em 33 dias.. uhuuul!

0 comentários: