Au Pair


O que é Au Pair?
Au pair é um programa de intercâmbio cultural remunerado que existe em vários países da Europa e nos Estados Unidos. O au pair é encarregado de tomar conta das crianças da família e por vezes de algumas tarefas simples de casa, como fazer lanche das crianças, guardar os brinquedos, ir deixar e buscar na escola ou na parada do ônibus. O trabalho dura uma média de 30 a 45 horas semanais. Enquanto que a família oferece moradia, alimentação, uma “mesada” semanal que varia de acordo com o país, plano de saúde, curso de idiomas, telefone, acesso a internet e muitas vezes também disponibilizam um carro para a au pair.
Esta forma de conhecer uma nova cultura, aprender um idioma e também juntar dinheiro requer, entretanto, algo que não é para qualquer um: gostar e saber cuidar de crianças. Existem famílias que aceitam au pair masculino, no entanto, as famílias tendem a dar preferência à meninas.

Pré Requesitos:
Gostar de criança; Ser paciente; Ser responsável; Ter consciência que ser au pair é trabalho, não só diversão; Ser flexível e ter a cabeça aberta para lidar com o dia a dia numa cultura diferente. Algumas família preferem que a au pair tenha carteira de motorista e que tenha alguma experiência com crianças. O programa é voltado para jovens, geralmente de 18 à 29, mas cada país tem sua exigência quanto a idade (por exemplo nos EUA é de 18 a 26 anos).

Os custos:
Existem várias agências no Brasil que fazem o intermédio entre a au pair e a família e os preços variam bastante, por isso tem que pesquisar bem. Mas o investimento inicial é uma média de $550 a $1200 e nesse valor já  está incluído a sua passagem de avião (que geralmente a família paga, apoio da agência durante todo o seu período como au pair no exterior) e todos os outros benefícios – mesada semanal, moradia, alimentação, escola, plano de saúde).

Primeiro passo para ser au pair
Pagar uma agência particular no seu país que te coloque em contato com uma família no país de seu interesse. Eles que encontrarão famílias que encaixem no seu perfil e que te colocarão em contato com eles. A sua parte é conversar com a família e escolher a que você mais gosta. Esse processo pode demorar de 2 a 4-5 meses, até encontrar a família ideal.
Ou ir por conta própria procurando famílias em sites gratuitos (ou não) de buscas por famílias (Para ir por conta própria primeiro cadastre-se em agências online que te permita procurar por famílias e criar um perfil para que famílias entrem em contato com você). Depois que você encontrar a família ideal, entre em contato com o consulado do país onde você pretende ser au pair e dê início ao processo burocrático do pedido de visto. Quando você vai por agência, eles se encarregam pela burocracia e te dão apoio durante toda a estadia no estrangeiro.

Dicas importantes
* Troque bastante emails e telefonemas com as famílias, faça perguntas sobre suas tarefas e direitos na casa pra não ter nenhuma surpresa desagradável depois que chegar lá.
* Faça questão que todas as suas tarefas estejam muito bem descritas no contrato, se você tem ferias pagas, feriados, se irá trabalhar nos finais de semana.
* Faça perguntas sobre o ritmo da casa, costumes, atividades, se eles costumam viajar e etc, para você ter uma idéia de qual estilo de vida eles levam e se tem a ver com você.
* Não escolha a primeira família que aparecer. Tem muitas meninas que ficam com medo de não conseguir uma família e na ansiedade acabam pegando a primeira. Lembre-se que você vai passar um ano morando com essa família, você tem que sentir uma sintonia agradável e se sentir a vontade com eles.
* Antes de escolher a família, procure a localização da casa no google maps e leia sobre a cidade/região/local que vai morar. Algumas meninas tem sorte e vão morar numa cidade metropolitana com acesso a tudo, mas outras vão morar no meio do nada, onde  a coisa mais próxima fica há 40 min de carro e isso as vezes atrapalha na adaptação. Os EUA não é como o Brasil onde o transporte publico é acessível na maioria dos lugares. Ônibus, assim como trem ou metrô, existem apenas em cidades maiores (downtown). Morar em grandes cidades é extremamente caro, portanto a maioria das famílias se encontrarão nos subúrbios, onde eles poderão comprar aquelas casas enormes que vemos na TV, com 3-5 criancas correndo para lá e para cá. Diante disso, é de extrema importância que a família deixe que você utilize o carro deles para seu uso pessoal (escola, compras, baladas, etc). Então seja franca e questione se você poderá usar o carro. Para as meninas que não dirigem, procurem uma família que more perto de downtown ou  que dê para ir a pé para parada do ônibus, se certifiquem disso antes de aceitar a família.
* Procure uma família que se adapte mais facilmente ao seu nível de inglês. Se seu inglês é básico ou quase nada, sugiro que cuide bebes 0-3 anos, se seu inglês eh um pouco melhor 4-10. Para cuidar de adolescentes (dirigir para lá e para cá) sugiro meninas que tenham um inglês melhor para atender as expectativas e necessidades deles. Pois adolescente fala muita gíria, fala rápido e não tem paciencia. Se você achar uma família no seu perfil de inglês a adaptação é mais fácil pois você e a família não se frustrarão em termos de comunicação.

Dicas tiradas do site Ambiente Vistoriado

1 comentários:

Mysleide disse...

olá meninas, me chamo Misleide, e moro na bahia.
quero ser uma au pair..

Página inicial